Temendo possíveis ataques de presos, Seap executa ação de segurança em complexos penitenciários
Postado
29/01/2020 10H15
Temendo possíveis ataques aos complexos penitenciários do Pará, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com o apoio de outros órgãos da segurança pública do Estado, realizou uma ação de segurança e prevenção na madrugada desta terça-feira (28), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel e no Complexo Penitenciário de Marituba, ambos na região metropolitana de Belém.
As potenciais movimentações contrárias de presos, contrárias às normas carcerárias foram relatas após coletas de informações feitas pela Assessoria de Segurança Institucional (ASI) da SEAP, na última segunda-feira (27), que indicavam um possível ataque aos complexos penitenciários, com o objetivo de capturar custodiados, conforme divulgou o órgão de segurança. “Essa ação serviu para mostrar a força da SEAP e para tentar neutralizar qualquer ação das organizações criminosas”, explicou o diretor de Administração Penitenciária da Seap, Ringo Alex Farias. O diretor ressaltou ainda a importância da realização de ações como essa. “Ele mostra que o Estado está preparado para qualquer incidente que venha incorrer dessa natureza e mostrar para a organização criminosa que nós temos o aparato para poder combater qualquer ato de subversão contra a ordem e a disciplina”, explicou.
A atividade foi realizada juntamente ao Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e à Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP). No Complexo de Santa Izabel houve ainda o apoio do Batalhão de Policiamento Penitenciário (BPOP), de um pelotão do Choque e do Grupo Tático Operacional (GTO). Já em Marituba, o auxílio foi dado por quatro viaturas das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) e uma do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
A atividade foi uma ação de prevenção. Durante a madrugada não houve nenhuma ação que pudesse mudar a rotina operacional dos dois complexos ou oferecesse risco. As unidades operam dentro da normalidade, conforme assegurou a Seap.
Categoria:NOTICIAS